sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CALCIFICAÇÃO PATOLOGICA

CALCIFICAÇÃO:

DEFINIÇÃO: É A DEPOSIÇÃO ANORMAL DE CÁLCIO, JUNTAMENTE COM PEQUENAS QUANTIDADES DE FERRO, MAGNÉSIO E OUTROS SAIS MINERAIS NOS TECIDOS.
SÃO DE DOIS TIPOS:
CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA: QUANDO A DEPOSIÇÃO É LOCAL EM TECIDOS QUE ESTÃO MORRENDO. É ENCONTRADA EM ÁREAS DE NECROSE, SEJA ELA DE COAGULAÇÃO, CASEOSA OU DE LIQUEFAÇÃO, E EM FOCOS DE NECROSE GORDUROSA ENZIMÁTICA.
CALCIFICAÇÃO METASTÁTICA: É A DEPOSIÇÃO DE SAIS DE CÁLCIO EM TECIDOS NORMAIS E QUE QUASE SEMPRE RESULTA DA HIPERCALCEMIA SECUNDARIA A ALGUM DISTÚRBIO NO METABOLISMO DE CÁLCIO.

PIGMENTAÇÃO:

DEFINIÇÃO: SÃO SUBSTÂNCIAS COLORIDAS, SENDO QUE ALGUNS SÃO CONSTITUINTES NORMAIS DAS CELULAS, ENQUANTO OUTROS SÃO ANORMAIS E SÓ SE ACUMULAM NAS CELULAS EM DETERMINADAS CIRCUNSTÂNCIAS.
SÃO DE DOIS TIPOS:
EXÓGENOS: ORIGINAM-SE FORA DO CORPO, EXEMPLO COMUM, O CARBONO OU A POEIRA DE CARVÃO, QUE AO SER INALADO, ELE É CAPTURADO PELOS MACROFAGOS DOS ALVEOLOS E TRANSPORTADO ATRAVES DOS VASOS LINFATICOS PARA OS LINFONODOS REGIONAIS DA REGIÃO TRAQUEOBRÔNQUICA CAUSANDO ESCURECIMENTO DO TECIDO PULMONAR E DOS LIFONODOS ENVOLVIDOS POR ACUMULO DESSE PIGMENTO.
ENDÓGENOS: SÃO SINTETIZADOS NO PROPRIO CORPO, COMO EXEMPLO A HEMOSSIDERINA QUE É UM PIGMENTO DERIVADO DA HEMOGLOBINA, SENDO AFORMA DE ARMAZENAMENTO DE FERRO NAS CELULAS. O FERRO É NORMALMENTE TRANSPORTADO POR PROTEINAS ESPECIFICAS, AS TRANSFERRINAS. NAS CELULAS , ELE É ARMAZENADO EM ASSOCIAÇÃO COM UMA PROTEINA, A APOFERRITINA, PARA FORMAR MICELAS DE FERRITINA. AFERRITINA É UM CONSTITUINTE DA MAIORIA DOS TIPOS CELULARES. QUANDO OCORRE UM EXCESSO LOCAL OU SISTÊMICO DE FERRO, A FERRITINA FORMA GLÂNULOS DE HEMOSSIDERINA. A HEMOSSIDERINA REPRESENTA UM AGREGADO DE MICELAS DE FERRITINA, QUE EM CONDIÇÕES NORMAIL, PEQUENAS QUANTIDADES DE HEMOSSIDERINA PODEM SER VISTAS NAS CELULAS FAGOCITARIAS MONONUCLEARES DE MEDULA ÓSSEA, BAÇO E FIGADO, QUE SÃO ORGÃOS ENVOLVIDOS ATIVAMENTE NA DEGRADAÇÃO DAS HEMÁCIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário